O “ Programa Metropolitano de Leitura” ( PML), iniciado em Janeiro de 2005, terá no dia 19 de Outubro de 2006, o seu término, com o seminário “ Promoção do Livro e da Leitura – Perspectivas de Futuro na AMP”. Este seminário será realizado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, com início marcado para as 10 horas, e será organizado pela PRIMUS – Agência de Desenvolvimento Regional da Área Metropolitana do Porto, que aliás superintende ao PML. Carmo Tovar (coordenadora do PML) fará na sua intervenção uma síntese geral do projecto. Elizabete Queiroz e João Teixeira Lopes, procederão a uma avaliação do PML. Teresa Calçada (Comissário de Plano Nacional de Leitura – PNL) falará da relação entre o PNL e as Bibliotecas Públicas. A intervenção Carla Tavares (da DREN) intitula-se “Leitura para Todos - Redes de Cooperação e Construção.
Paralelamente será inaugurado no mesmo espaço, pelas 11h00, a exposição: “As Bibliotecas Municipais da Área Metropolitana do Porto”, que simultaneamente estará patente em todas as Bibliotecas Municipais da AMP. Cerca das da 16h30 será lançada a publicação com o nome homónimo ao projecto: “Programa Metropolitano de Leitura”.
Clicar para ampliar
O “Programa Metropolitano de Leitura”, promovido pela PRIMUS, e estabelecido em parceria com as nove autarquias das AMP, tem vindo ao longo dos últimos dois anos a realizar Seminários, dirigidos aos técnicos das Bibliotecas, e Oficinas de Leitura dirigidas ao público infanto-juvenil e população de imigrantes dos países de Leste.
Os Seminários tiveram o seu arranque em 1 de Março de 2005, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, e foram doravante sendo realizados nas outras oito bibliotecas municipais da AMP. Os Seminários foram especialmente dirigidos aos técnicos das Bibliotecas Públicas, procuraram abordar questões relativas ao funcionamento das próprias Bibliotecas, e, principalmente procurar estabelecer uma rede de colaboração, a diversos níveis, entre as mesmas. Os temas abordados nos Seminários incluíram o Marketing, Criação de Públicos, Ilustração, Multiculturalismo, Ileteracia e Adolescência, entre outros.
As Oficinas de Leitura, como são conhecidas, é um espaço de exercício da leitura e da língua portuguesa, procurando estabelecer uma relação de proximidade com os livros e suas histórias. O arranque das Oficinas de Leitura, ocorreu a 29 de Janeiro 2005, no Centro Cultural de Ermesinde - Valongo. Foram realizadas Oficinas de Leitura dirigidas ao público infanto-juvenil nas Bibliotecas de Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde; e para os imigrantes de Leste, nas Bibliotecas de Espinho, Gondomar, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia No caso das Oficinas de Leitura dirigidas aos imigrantes de Leste, foram trabalhados desde a leitura de formulários, flyers, notícias de jornais e revistas, bem como introdução à leitura de obras de autores portugueses e traduções de autores estrangeiros (em muitos casos, de autores dos países de Leste). Este texto resulta da compilação de informações disponiveis no website da PRIMUS e também recebidas via e-mail (pela Primus). A fonte do Cartaz também é a PRIMUS.
Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Conferências Congressos e Afins, Livros e afins, Livros e Leitura, Plano Nacional de Leitura, Promoção da Leitura |